loader-logo

Neste 2º módulo nos focaremos nas hérnias ventrais e incisionais. Terá o mesmo formato, webinar de duração de 2 horas. A classificação, indicações, abordagem cirúrgica, complicações e outros aspetos controversos como  a diastase dos rectos, as hérnias complexas e a cirurgia robótica serão os temas que discutiremos.

Este módulo, com a duração prevista de 2 horas, está subordinado ao tema Profilaxia da Hérnia Incisional e entre outros aspectos pretende focar-se na técnica ideal de encerramento da parede abdominal, nos melhores materiais para o conseguir, nomeadamente fios de sutura, colas, agrafos, próteses, dispositivos de encerramento de incisões de trocartes e em técnicas para prevenção de complicações como a terapia de vácuo incisional.

Plano de Formação Anual

A formação é um dos pilares fundamentais na base da criação da SPHPA. As hérnias são um tema muito importante na formação dos cirurgiões mas também de médicos de outras especialidade e de outros profissionais de saúde. O tratamento das hérnias tem uma história longa e muito rica, e tem-se caracterizado pela evolução de conceitos e inovação tecnológica nos últimos anos. Mas a temática da parede abdominal não se esgota nas hérnias e há muitos outros temas a abordar, numa perspectiva que se pretende prática e criativa, e necessariamente multidisciplinar.

A SPHPA elaborou um plano de formação plurianual, a iniciar ainda neste ano de 2020, ajustado às contingências a que a pandemia Covid-19 obriga.
Pretendemos que os nossos momentos de formação, independentemente do seu formato e metodologia, sejam focados no seu interesse prático, baseados na evidência científica, dinâmicos e interativos. Em formações mais abrangentes ou mais específicas, pretendemos abordar todos os temas, das hérnias mais simples às mais complexas, das técnicas mais “clássicas” às abordagens minimamente invasivas, do detalhe técnico à abordagem holística do doente com patologia da parede abdominal.
A SPHPA assume o compromisso de trabalhar com motivação e ambição para que a temática da hérnia e da parede abdominal ganhe outro destaque e se torne cada vez mais aliciante.

Módulos On-line 2020:

1º Módulo - Profilaxia da Hérnia Incisional 24/09 às 21h00 - Transmissão online
Partindo da revisão da anatomia e fisiologia da parede abdominal, serão apresentadas as particularidades das laparotomias e as técnicas para o seu encerramento, à luz da melhor evidência científica. Serão também abordados temas recentes como a utilização profiláctica de próteses e a terapia de vácuo incisional. Haverá tempo para discussão, nomeadamente dos aspectos mais controversos, num tema transversal e de indiscutível importância, sobretudo para os cirurgiões, mas poucas vezes abordado com a dedicação e profundidade que merece.

2º Módulo - Hérnias Ventrais e Incisionais 26/11 às 21h00- Transmissão online
Abordagem das indicações para cirurgia, preparação pré-operatória, técnicas laparotómicas e laparoscópicas, cuidados pós-operatórios e discussão dos aspectos mais controversos.

Em 2021, em formações presenciais e/ou on-line de acordo com a pandemia por Covid 19, está prevista a realização de Módulos de Formação subordinados aos temas:

• Hérnias Inguinais
• Hérnias Incisionais Complexas
• Abdómen Aberto
• Hérnias Para-estomais
• Hérnias Diafragmáticas
• Hérnias em Idade Pediátrica.

Esperamos merecer a sua confiança e contar com sua presença nas nossas formações!