Poucas áreas no domínio da Cirurgia Geral tiveram um crescimento tão acentuado em conhecimento e desenvolvimento, na última década, como teve a cirurgia da Parede Abdominal. Sentindo esse movimento e percebendo a necessidade de atenção dedicada, os fundadores embarcaram nesta industriosa iniciativa que tem sido a SPHPA.
O objetivo principal foi, desde cedo, proporcionar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento nesta área. Quisemos ainda envolver outros profissionais no que é o paradigma atual de cuidados multidisciplinares. Colegas de Medicina Física e Reabilitação, anestesistas, cirurgiões plásticos, cirurgiões pediátricos, enfermeiros e fisioterapeutas juntaram-se a nós, quer como sócios, quer como parceiros nos vários eventos que a SPHPA promoveu.
Concluímos o mandato anterior com a convicção de ter cumprido os objetivos principais. Mas não estamos satisfeitos – há mais a fazer.
Em primeiro lugar, há que alimentar o momentum criado e promover a continuidade da sociedade, sem que esteja dependente dos seus fundadores. Nesse sentido, apresentamos uma lista reorganizada, renovada, que dará continuidade ao trabalho realizado e acrescentará, sem dúvida, valor ao que ainda está para fazer. Por outro lado, queremos mais!
Criamos a Bolsa de Investigação que, apesar de humilde, pretende apoiar e estimular a investigação em patologia da hérnia da parede abdominal em Portugal. Estamos a organizar o Journal Club SPHernia, com o objectivo não só de divulgar as mais recentes inovações e descobertas nesta área, como também contribuir para o desenvolvimento da literacia em ciência entre os profissionais interessados. Vamos ter o Wallstorming Online, cujo objectivo é discutir periodicamente e com o contributo de colegas de incontornável experiência, casos clínicos de doentes com hérnias difíceis. Aprovamos o estatuto da Comissão de Internos da SPHPA, que tem sido incansável na sua atividade e muito nos promete para o futuro. E vamos organizar a 3ª Reunião da SPHPA, a ter lugar no Hotel do Parque, junto ao Bom Jesus de Braga de 17 a 18 de novembro de 2023.
O mote deste ano é, adequadamente, Climbing Towards Excelente in Hernia Surgery e contamos com a participação de todos. Esta reunião será precedida por vários cursos pré-congresso, o mais emblemático dos quais um curso de simulação animal a ter lugar a 16 de novembro no CCEA.
Estamos a planear um workshop em cadáver para o início de 2024, onde poderemos aprender e desenvolver técnicas avançadas minimamente invasivas no tratamento da hérnia da parede abdominal.
Contamos com o vosso apoio. Contamos também com a vossa participação ativa nos interfaces que temos disponíveis (redes sociais, site) para que a sociedade esteja sempre de acordo com as necessidades e expectativas dos seus sócios.
O Presidente da Direcção,
Dr. Gabriel P. de Oliveira